quarta-feira, 10 de abril de 2019

chove

forte a chuva caiu
e a cidade entra em polvorosa
a nossa amada
Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro
não aguenta chuva
desde quando eu era criança
cada vez que vinha o verão
a Lagoa Rodrigo de Freitas
se enchia de peixes mortos
sem se saber por que
e chovia muito forte
e as ruas alagavam
e as encostas desabavam
as pessoas ficavam desabrigadas
muitas eram soterradas
em dois mil e nove
na virada pra dois mil e dez
a minha casa da Ilha do Governador
desabou toda uma enorme escada
correspondente a sete andares
em pedra
a garagem
o muro
a muralha
o porão
eu minha mulher e minha mãe
tivemos que sair pela madrugada
procurando lugar pra dormir
a chuva que chove é o alimento da vida
lembro dos anos nos quais não choveu no Brasil
ou quase não
e o preço de tudo disparou
inclusive a energia
e as pessoas ficaram na maior paranoia
quero dizer
não paranoia
realismo
medo de morrer
de sede
de enchente
eletrocutadas
deslizadas
e muitas
outras
formas
inventadas
pelo lugar mais lindo e mais cruel do mundo
o Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário