domingo, 10 de março de 2019

eu sou Jovino

todo mundo tinha medo do meu bisavô Jovino
ele era um homem pequeno baixinho muito magro
com uma força incrível
andava duro empertigado
do alto dos seus setenta e tantos anos
quase oitenta
era só olhar pra ele
e a gente via um vencedor
um cara que nunca tinha sido derrotado
acostumado a ser sempre obedecido
na pequena cidade de São Gabriel
no interior do Rio Grande do Sul
próximo à fronteira
ele era considerado um cara rico
e alguém da elite
que mandava na cidade
morava numa grande casa
que ficava na praça
a única praça
onde tinha a igreja e as missas
e as moças iam toda tarde
namorar
sem chegar perto dos caras
flertar
olhar e fingir que não olhou
a sua casa era enorme e tinha um quintal enorme
que ocupava uma quadra
aliás isso era comum em São Gabriel
a casa da família da minha mãe
ficava longe do centro
longe pros padrões de lá
aqui seria pertíssimo
e eles eram considerados pobres
e sua casa enorme
mas simples
e ocupava uma quadra
nesse terreno amplo
tanto meu avô Raul e minha avó Adriana
pais da minha mãe Percília
quanto meu bisavô Jovino e minha bisa Candoca
pais da minha avó Alaíde Moreira Moraes
mulher do militar Luiz Nunes de Moraes
pais do meu pai
eles plantavam um zilhão de coisas úteis
e criavam animais
meu bisa tinha uma porca enorme que ficava deitada
não se levantava mais
de tanto que comeu
e ia ser comida
ele ainda tinha uma fazenda
onde plantava grandes eucaliptos
o cheiro ao andar por lá era maravilhoso
éramos pequenos
meu pai tinha alugado um carro
estávamos passeando com ele
que dava as ordens e emanava as séries
como um general existencial
meu pai o olhava com verdadeira adoração
meu irmão pegou uma vareta
pra fingir que era bengala e espada
e nós entramos no carro pra voltar
eu fiquei reclamando
porque eu não tinha pego uma vareta também
meu bisavô mandou parar o automóvel
desceu ele mesmo entrou dentro da mata
escolheu bem o galho
e trouxe a minha espada
e mandou seguir
Jovino significa filho de Jove
que é o mesmo Júpiter e Zeus
Jovino quer dizer filho de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário